Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A importância do capacete para andar de bicicleta

A importância do capacete para andar de bicicleta


Forma correta de usar o capacete.
 
Estava indo para casa em meu carro quando percebi que algo havia acontecido mais adiante na avenida por onde passava. Carros estacionados no acostamento e muitas pessoas no canteiro de uma rotatória. Havia acabado de ocorrer um acidente envolvendo um carro e um ciclista.
O ciclista estava apenas passeando pelo bairro no final da tarde de um domingo tranqüilo e aparentemente sem grande movimento de veículos. O carro, apesar da baixa velocidade, ao contornar a rotatória esbarrou no ciclista e sua bicicleta. Na queda, ele acabou batendo a cabeça no meio-fio e em seguida rolou para dentro da rotatória que era um canteiro gramado.

A cena que presenciei foi a seguinte: o ciclista já sentado no canteiro tendo sua cabeça escorada entre as pernas de outra pessoa. Ele estava com os olhos fechados procurando talvez manter a calma. Por causa de um corte na cabeça escorria sangue pelo rosto. Resignadamente ele aguardava a chegada do resgate para conduzí-lo ao hospital. Infelizmente, o lazer prazeroso e descontraído acabava de dar lugar à preocupação.

Você usa capacete? - Saí do local imaginando o que se passava em seus pensamentos naquele momento de insegurança e medo. Talvez ele tenha começado a se dar conta de que capacete é sinônimo de segurança. E você, usa o capacete? Já parou para pensar nas conseqüências que uma simples queda pode lhe causar? Pense nisso toda vez que for sair com sua bicicleta!

Não dá para vacilar, a falta do capacete é um detalhe que pode custar muito caro. Ele certamente poderá salvar sua vida. Não só em competições, mas em qualquer outra atividade com bicicleta, não importa aonde você vá, seja à esquina ou numa volta ao mundo em uma viagem de cicloturismo.

Aliás, você pode achar que acidentes não acontecem no cicloturismo, pelo fato de ser uma atividade praticada geralmente em baixa velocidade, em estradas de terra ou mesmo em lugares isolados. Muito pelo contrário! Em estradas de terra ou fazendas, geralmente os veículos trafegam em velocidades um pouco exageradas e incompatíveis com o tipo de terreno, podendo ainda, derrapar numa freada mais brusca e causar algum acidente sério para quem estiver na estrada.

É sempre bom lembrar que, no caso de um acidente sério em que esteja sem o capacete em um lugar mais isolado, você estará longe de médicos, hospitais ou outro tipo de socorro.

Item indispensável - Faz parte do planejamento de uma viagem pensar em segurança e levar isso a sério, pois qualquer descuido pode por tudo a perder. Não é muito difícil ver cicloturistas descuidados utilizando capacete dependurado no guidão, preso ao bagageiro ou nos alforjes, servindo como decoração para a bicicleta.
Já vi algumas pessoas irem ao chão, com a bike e os alforjes, feito “jaca madura”, simplesmente por perderem o equilíbrio ou apoiarem o pé em falso na hora de parar. Felizmente estavam de capacete. Bobeira? Mas acontece! Acidentes acontecem de todas as maneiras e geralmente quando menos esperamos.

Portanto, o capacete é um equipamento obrigatório! Use-o corretamente! 


Matéria de Walter Magalhães - site http://www.webventure.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário